17/10/2022 às 15:38 IMOBILIÁRIO

15 Dicas Para Fotografar Seu Imóvel Para o AirBnB

407
12min de leitura

1 - Preparação do ambiente

O primeiro passo para garantir ótimas fotos é a preparação do ambiente. Esse talvez seja o passo mais importante! Então não tenha preguiça de arrumar tudo com muito carinho!

Durante esse processo você deverá ter muita atenção, não só com o que você vai esconder, como também o que você vai mostrar. É importante achar o meio do caminho entre mostrar tudo (pode ficar tão poluído a ponto de não valorizar nada) e deixar tudo vazio. Mas calma! Vou ajudá-lo!

A ideia principal aqui é chamar atenção para o que vai atrair o seu cliente! Se você não tiver esses itens que eu citarei, não fique preocupado são apenas exemplos. Use o que você tiver!

Iluminação

Aqui está um ponto mais complicado, mas o importante é que seu ambiente deve estar bem iluminado.

Observe se a luz entra mais bonita durante a manhã ou tarde. Abra as cortinas e deixe a luz entrar. Teste também as luzes acesas e apagadas.

Receita de bolo? Não tenho! Nesse ponto, se você pesquisar, vai encontrar diversos lugares dizendo para apagar as luzes e outros para acender, por exemplo. Aqui te direi para testar! Mas por que desse conflito? Acontece que as luzes acesas podem trazer um pouco de confusão de cores, especialmente se você usa lâmpadas com cor quente (aquelas mais amareladas; vou mostrar um exemplo abaixo) enquanto que a luz do dia tende a ser mais azulada. Mas por outro lado, se você investiu em um projeto de iluminação para valorizar e tornar os ambientes mais aconchegantes, acenda essas luzes para mostrá-la!

Se você tiver um pouco de paciência para aprender a mexer com softwares de edição, isso pode te ajudar bastante na questão da iluminação.

A foto de capa deste blog é o exemplo perfeito de um dos piores cenários de luz que você pode encontrar para fotografar. Vou repeti-la e analisá-la junto com você.

Observe que a persiana da varanda está fechada! Esse apartamento fica colado com outro apartamento de frente e a varanda do vizinho estava uma bagunça. Nesse caso, optamos por fechar a persiana.

Veja também que as luzes estão acesas e que há uma diferença entre as cores do lado da sala e da cozinha. A proprietária optou por usar luzes quentes na sala para trazer aconchego e luzes frias na cozinha para trazer sensação de limpeza.

Quando isso acontece, dá bastante trabalho, especialmente porque você vai precisar de um conhecimento maior de tratamento (vou te dar algumas dicas de tratamento mais para o final). Veja a foto original sem tratamento.


Limpeza

  • Limpe, aspire tudo e, se molhar, espere secar! Fotografar com as superfícies molhadas pode gerar um reflexo e não ficar bom.
  • Retire todo o lixo. Pense se a lixeira também não poderia ser retirada para a fotografia também.
  • Esconda fios, cabos, recados e qualquer objeto que só gere distração. Pratique o seguinte mantra: “O que não soma, some”.

Ambientes

Agora vamos focar um pouco nos ambientes

Áreas externas

  • Se você tem uma área verde, ótimo! Mas ela precisa estar bem cuidada! Remova as folhas mortas ou murchas, apare ou pode o que for necessário e organize o que for móvel (como vasos, por exemplo).
  • Tire os objetos que não são necessários, como: ferramentas, brinquedos, mangueiras e tudo mais que não soma (o que não soma, some).
  • Se puder, também retire os carros da garagem
  • Se tiver acessórios de acessibilidade, como rampas, coloque-as no lugar.


Sala

  • Aqui a ideia é deixá-la a mais convidativa e aconchegante possível. Então dê aquela bela afofada nas almofadas e pense em colocar um cobertor no sofá que combine.
  • Capriche na decoração, mas não exagere na quantidade de elementos. As vezes, menos é mais e lembre-se do nosso mantra: o que não soma, some!
  • Desligue a TV.


Quarto

Pense naquele quarto que você entra e tem vontade de pular na cama! Então, vamos fazer o mesmo?

  • Lençóis limpos, encaixados e esticados.
  • Edredom desamassado e alinhado
  • Travesseiros afofados, alinhados e fronhas desamassadas (se tiver dois travesseiros por hóspede, melhor ainda)
  • Mesas de cabeceira, cômodas, bancadas... impecavelmente arrumadas.
  • Evite controles remotos e telefones nas bancadas! Dê preferencia por elementos que valorizam, como luminárias ou abajur, por exemplo, ou mesmo um computador, caso haja um espaço de trabalho.


Banheiro

  • Aqui a limpeza tem que estar no nível hard!
  • Boxe com os vidros limpos e sem manchas de gotas d`água ou com as cortinas abertas e sem manchas
  • Tampa do vaso fechada
  • Armários fechados
  • Espelhos sem manchas
  • Produtos de higiene pessoal organizado
  • Papel higiênico novo


Cozinha

  • Guarde os utensílios
  • Limpe bem todas as superfícies
  • Evite ingredientes à mostra (pode-se pensar em exceção para aqueles porta temperos e outros acessórios que são praticamente objetos de decoração, mas com cuidado e bom gosto).
  • Algumas comodidades e/ou diferenciais podem e devem estar à mostra, como máquina de café expresso, torradeira. Mas cuidado com os fios, esconda-os. Cuidado também com excesso. Não encha a bancada de coisas. Se tiver que escolher, escolha um tema, como café da manhã, por exemplo, e deixe a airfrier guardada nesse momento.
  • Arrume os demais objetos decorativos com carinho, como fruteira, flores, quadros... falando em quadros, caso tenha um quadro de avisos, você pode aproveitar para brincar conforme o seu público. Pode deixar um recado de boas vindas ou até mesmo usar brincadeiras como “wi-fi grátis após 10 minutos de papo” ou qualquer outra brincadeira do seu agrado.


Ufa.... Agora que terminamos de arrumar tudo, chegou a hora de fotografar!!!


Não vou focar aqui nos fotógrafos profissionais, configurações de câmera e outros aspectos técnicos. A ideia é fazer as fotos com celular mesmo! Mas se você já tem uma câmera e quiser algumas dicas, me manda uma mensagem que conversamos!


2 – Lente limpa

Primeiro passo importante que quase ninguém fala!!!! LIMPE a lente do seu telefone. Marcas de dedo podem deixar a sua foto com aspecto esbranquiçado e sem foco. Parece besteira, mas é muito importante para o resultado.


3 – Use as lentes corretas

Use a lente grande angular do seu telefone para fazer as fotos mais abertas dos ambientes e a normal para fazer os cortes médios e de detalhes (falaremos mais para frente com calma sobre elas). Se você não tem uma lente grande angular e não consegue pegar emprestado com ninguém, também há a possibilidade de usar a função de foto panorâmica, mas precisa de um pouco de prática e paciência com esse modo porque ele tende a distorcer muito a imagem e deixar as linhas com efeito barril. Só use se for extremamente necessário e se você souber usar.

Grande Angular


Lente "normal"


4 – Ative as linhas de grade

  • No iPhone: Acesse Ajustes > Câmera e ajuste a grade do aparelho para Ativado.
  • No Android: inicie o aplicativo da câmera, acesse Configurações, desça a página e ajuste a opção Linhas de grade para Ativado.

Para fotografia de arquitetura em geral, linhas tortas podem incomodar bastante. As linhas de grade vão te ajudar bastante nesse processo e em outro que se chama regra dos terços (vou falar sobre ela mais para baixo)


5 – Desative o flash

Evite usar o flash do celular. Ele cria uma luz dura e de curto alcance. Ele só vai iluminar o que está perto de você e o resto pode ficar escuro, ou ainda pior, estourar tudo que está perto de você e ainda deixar o resto escuro. É melhor não usá-lo. Se ainda estiver muito escuro, pense em pedir um tripé emprestado.


6 – prefira as fotos horizontais (deitadas)

Vivemos cada vez mais em um mundo verticalizado exatamente pelo uso extremo de celulares nessa posição, mas a visualização do AirBnB ainda privilegia as imagens horizontais. Além disso, quase sempre na posição horizontal conseguimos mostrar mais detalhes dos ambientes.

Mas isso não quer dizer que você não possa fazer imagens verticais. Em ambientes muito pequenos, como banheiros, elas são as melhores opções. Mas não use-as entre as 5 primeiras fotos que você subirá para a plataforma.


7 – Composição

Lembra da regra dos terços que falei anteriormente? Chegou a hora de falarmos sobre ela!

Existem diversas técnicas de composição, mas essa é uma das mais simples e mais aplicadas. Ela consiste em dividir a imagem em terços horizontais e verticais. Quando você ativou a função de grade, provavelmente você já está vendo a tela do seu telefone com essas linhas.

Os pontos onde essas linhas se cruzam são os pontos de maior interesse da imagem. Tente colocar os objetos principais em um desses pontos

Você também pode usar essas linhas como referência para colocar as linhas da sua imagem, como um portal, quina de parede, teto, chão.


8 - Não entorte as linhas

Outra coisa simples, mas muito importante que não sei por que ninguém fala. Parece que é um segredo do universo, sei lá. Como disse anteriormente, em fotos de arquitetura é importante que as linhas estejam retas. Quando estiver fotografando, observe que ao inclinar o telefone para cima ou para baixo, as linhas das paredes e portas acabam virando diagonais ao invés de serem linhas verticais. Evite essas distorções. Para isso, basta que você posicione o telefone o mais reto possível (sem inclinar para baixo ou para cima) evite também o deixar pendente para um lado ou outro. Use as linhas de grade como auxílio para arrumar as linhas das quinas das paredes, teto e chão.

A linha do teto é mais chata de arrumar. Para isso você deve girar o telefone para direita ou para a esquerda. Se for preciso, dê passos para os lados para achar a composição que você deseja sem entortar essas linhas.


9 – Melhores posições para fazer as fotos dos ambientes

Não é regra, mas sim um ponto de partida.

Você pode se posicionar nas quatro extremidades dos ambientes e fazer as imagens das quinas. Normalmente são as mais fáceis. Além dessas, você também pode se posicionar no meio das paredes e fazer imagens frontais e laterais dos ambientes. Mas essas você precisa tomar cuidado com a linha do teto que falei ai acima. Ele pode facilmente ficar bem torto.


Com essas dicas você já pode fazer a maior parte das fotos, especialmente as mais amplas, mostrando todo o ambiente.


10 – Destaque partes dos ambientes

Agora vamos começar a fazer as fotos focando em partes do ambiente que valorizam o todo, como por exemplo, o sofá com almofadas e alguns detalhes de decoração.

OU SEJA, VALORIZE AS COMODIDADES INCLUINDO OS AMBIENTES. Ainda não é a hora de fazer os detalhes.

Vou deixar mais claro... Não fotografe apenas as almofadas, abra um pouco mais e pegue o sofá e mais alguns elementos de decoração do entorno. A ideia é mostrar o cantinho gostoso da sala, sacou?

Aqui você pode desativar a lente grande angular e usar a lente normal. Escolha uma parte do ambiente que o torna especial e brinque. Ande em torno dele com o telefone na mão e procure um ângulo que o privilegie e evite incluir elementos desnecessários. Ande também para frente e para trás para aproximar ou afastar do seu assunto. Aqui é a hora de você libertar o artista que existe dentro de você.


Brinque com a regra dos terços.

Brinque com as linhas dos objetos, mas tenha cuidado. Se você tiver que usar linhas retas, deixe-as bem retas. Lembre-se da dica de não inclinar o telefone pra cima ou para baixo e de girar para acertar as linhas verticais e de girar o telefone para a direita e para a esquerda para acertar as linhas horizontais (Essa dica é a que ninguém mais te deu!!!). Ah, PRATIQUE O NOSSO MANTRA!!!! O que não soma, some!



11 – Faça fotos dos detalhes

As fotos dos detalhes são os tiros de misericórdia no seu alvo! Aqui que você vai mostrar a personalidade do seu imóvel. Mostre aquele detalhe que, quando você entra no ambiente, te dá vontade de se aproximar para ver melhor. Seja um quadro, livros, relógios. Deixe seu coração e imaginação te guiarem. Aqui você pode brincar com uma “lente zoom”, ou, se seu telefone não tiver essa opção, simplesmente se aproxime um pouco mais.


12 – Não economize nos cliques e nas variações

Só você sabe quanto tempo e energia gastou preparando tudo para fotografar! Então não economize nos cliques. Faça tudo o que puder, experimente bastante para que não tenha que refazer essas imagens. Isso significaria ter que preparar os ambientes novamente!


13 – Faça um checklist

Para evitar esquecer de algum detalhe, faça um checklist.

Vou deixar um aqui inspirado no checklist que está disponível no próprio site do AirBnB

Nesse link você encontrará muitas das dicas que estão aqui e mais algumas outras, então acho que vale a pena visitá-lo também.

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/take-great-photos-of-your-space-on-your-phone-221



Quarto

  • Foto ampla de cada um dos cantos
  • Foto ampla frontal e lateral
  • Foto de médio alcance focando nos elementos principais, como cama e mesinha de cabeceira.
  • Foto de detalhes únicos, como uma luminária de leitura, abajur ou quadros


Sala

  • Foto ampla de cada um dos cantos
  • Foto ampla frontal e lateral
  • Foto de médio alcance focando nos elementos principais como sofá com almofadas e elementos de decoração
  • Fotos de detalhes únicos, como um relógio, quadros ou outros elementos decorativos


Banheiro

  • Foto ampla dos cantos forem possíveis (as vezes, as fotos verticais funcionam melhor em ambiente muito pequenos)
  • Foto ampla frontal e lateral (nem sempre é possível. Tudo bem)
  • Foto de médio alcance focando nos elementos principais, como pia ou banheira
  • Foto dos detalhes como toalhas ou outros itens de higiene que você queira dar foco


Cozinha

  • Foto ampla de cada um dos cantos
  • Foto ampla frontal e lateral
  • Foto de médio alcance focando nos elementos principais como forno, bancada (impecavelmente organizada), cafeteira e outros itens que você queira dar ênfase.
  • Foto de detalhes, como capsulas de café expresso, temperos, cesta de café da manhã (caso você queira ofertar) ou outra cesta de boas vindas que você queira.


Área externa

  • Foto ampla de cada um dos cantos
  • Foto ampla frontal e lateral
  • Foto de médio alcance focando nos elementos principais incluindo áreas de convivência ao ar livre e vistas do local (se for o caso)
  • Foto ampla do caminho até a entrada



Ufa, mais uma etapa concluída. Agora estamos quase acabando, mas ainda falta aquele último detalhe que pode fazer MUITA diferença!!!


14 – Tratamento das imagens

Bom, agora que você clicou tudo, está na hora de finalizar as imagens como um profissional!

Há diversos apps de tratamento de imagem. Se você já está familiarizado com algum, acho que pode optar por ele. Eu indicaria o Lightroom da Adobe. Que é o mesmo que eu uso como profissional.

A Adobe disponibiliza uma versão gratuita que tem bastante coisa e já vai fazer um ótimo trabalho nas suas imagens. E o melhor. Tem uma função que se chama: Automático! Fantástico, não?

Você pode brincar com ele e chegar a resultados realmente bons, mas caso você não esteja com paciência para fazer isso agora, não tem problema! Vou te dar umas dicas bem rápidas que já vai resolver 80%!


15 – Tutorial simplificado do Lightroom mobile

Importe suas fotos para o Lightroom: Ao abrir o aplicativo, no canto inferior direito há um ícone de paisagem com o sinal + (ele estará ao lado do ícone de câmera). Clique nele.


Abrirá uma grade para que você selecione as suas fotos. Procure a pasta da sua câmera e clique nas fotos que você quer editar

Volte para a tela inicial.

Clique em “tudo”


Agora você deverá estar vendo as fotos que você importou. Clique na que você deseja editar

A foto deve abrir e aparecer uma série de opções de edição

Clique em “Automático” na parte inferior da tela


Agora ande com a barra inferior para a direita e procure a opção “efeitos”


Aumente as opções textura, claridade e desembaçar para valores entre 10 e 20


Se ainda houver regiões muito claras e/ou muito escuras nas imagens, você pode melhorar um pouco indo na opção “luz” e andando com os sliders de realce e sombras até que esteja satisfeito (evite valores radicais como 100 ou -100, a menos que saiba o que está fazendo).

Se for necessário, vá na aba de cores e com o conta-gotas, arrume o balanço de branco clicando em uma área cinza, branca ou preta.


Terminando a edição, clique no ícone de compartilhamento na parte superior direita da tela


Selecione a opção “salvar no dispositivo”

Depois para encontrar a imagem, é preciso procurar uma pasta chamada “AdobeLightroom”

Bom, é isso! Espero que eu tenha ajudado nesse processo porque na internet consumimos com os olhos e uma foto de qualidade pode valorizar ainda mais os nosso imóveis e gerar mais renda!


Agora o antes e o depois da nossa edição expressa (se tiver paciência e curiosidade pra mexer na ferramenta completa, dá pra melhorar bastante ainda essa imagem).

ANTES
DEPOIS


17 Out 2022

15 Dicas Para Fotografar Seu Imóvel Para o AirBnB

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

AirBnB ambientes Celular check list D.I.Y. dicas Foto foto com celular Fotografia Imobiliária Interiores tratamento de imagem tutorial

Quem viu também curtiu

06 de Jan de 2018

Casamento na Praia - Ilha Grande

03 de Jul de 2019

Casamento Rústico

03 de Nov de 2022

5 Motivos Para Fazer o First Look

Logo do Whatsapp