11/01/2019 às 18:20 Ideias para Casamento

Você sabe quais são as maiores frustrações de noivas com fotógrafos?

455
5min de leitura

Organizar um casamento não é para os fracos! São muitos detalhes, muitas coisas para planejar, diversos fornecedores, provas... e tudo tem que caber no orçamento! São meses de dedicação, suor, correria e sacrifícios para que tudo fique perfeito!

Parece um clichê, mas é a pura verdade! Depois que o grande dia acaba e que tudo deu certo, a única coisa que restará serão as fotografias. O seu álbum será a fonte de recordação. Será com ele em mãos que você mostrará aos seus filhos e netos o quão emocionante e lindo foi o seu casamento. O quão apaixonados vocês estavam naquele dia. Por esse motivo, a escolha do fotógrafo que fará esse registro é tão importante. E vai, convenhamos, você gastou uma grana, tempo, dedicação, suor... pra chegar no final e não gostar das fotos?! É de chorar mesmo!

Aqui eu vou te mostrar alguns dos maiores motivos de frustrações das noivas com fotógrafos

Eu gosto muito do Fulano Fotografia, mas era muito caro e eu só tive grana para contratar o Ciclano Photographer

Esse é a maior de todas as frustrações e reclamações entre as noivas e o motivo é muito simples. Mesmo que os dois tenham o mesmo estilo/escola, não se engane! Cada fotógrafo possui um olhar e uma forma de fotografar única. Dois fotógrafos no mesmo lugar e na mesma hora farão fotos diferentes. Nesse caso a culpa não será do fotógrafo. Desejar um trabalho e contratar outro é a receita perfeita para a frustração.

A sugestão é que você rearranje o seu orçamento abrindo mão de itens que você julgue menos relevante ou você pode tentar um parcelamento diferenciado com o profissional em questão.

As fotos dele são boas, mas mesmo eu mandando dezenas de fotos como referência, as minhas não ficaram legais

Esse caso é parecido com o anterior. O que pode acontecer é um conflito ou desalinhamento entre a sua expectativa e a liberdade criativa do seu fotógrafo. O boicote artístico pode ser ruim para os dois lados. Quando você não permite que o fotógrafo use a sua liberdade para criar, isso cria uma insegurança e torna o processo mecanizado e sem emoção. Obras de arte exigem liberdade criativa para que se tornem únicas e de valor inestimável. Por melhor que o fotógrafo seja para reproduzir ideias, as imagens nunca ficaram iguais. (Além disso ser deselegante, antiético e, claro, plágio).

Tem alguma ideia? Show! Serão muito bem-vindas! Mas mostre a ideia geral, sem fazer alusão a outro fotógrafo e deixe que ele crie em cima da ideia central.

Não me senti a vontade com o fotógrafo (chato, arrogante...)

Isso acontece quando falta uma conexão entre vocês. Conhecer o seu fotógrafo antes da sessão é bastante importante. A conexão entre fotógrafo e fotografado é muito importante para que as fotos fiquem mais espontâneas. As imagens irão refletir e se remeter aquele momento. Se o momento não foi bacana, suas lembranças podem também não ser. Se você não estiver à vontade, a frustração é quase certa.

A sugestão é que você marque uma reunião antes com o seu fotógrafo e conversem bastante. Observe se ele é uma pessoa agradável e se compartilha dos mesmos valores que vocês.

Não consegui curtir minha festa! Só posei para fotos a noite toda!

Isso acontece porque algumas pessoas optam por fotografar com todos os convidados. Isso pode levar horas porque além das fotos (que é rápido), você ainda vai cumprimentar e falar um por um.

Uma sugestão é abrir a pista de dança o quanto antes e deixar que as fotos sejam feitas de forma mais espontânea e despojada. Mas não deixe de fazer algumas fotos com aquelas pessoas mais especiais, como o núcleo da sua família, padrinhos e madrinhas... ah, e as pessoas mais idosas, que dificilmente irão aparecer nas fotos na pista de dança.

Não tenho fotos com a Tia Cótiha

É um contraponto da frustração anterior. Não parar para clicar com as pessoas importantes pode gerar um arrependimento depois. Além disso, algumas pessoas podem sair falando que você não foi nem falar com ela para fazer uma “fotinha”.

A sugestão é que você elabore uma lista previamente com as pessoas que não podem faltar nas fotos e gastar uns 20 minutinhos com elas... depois é só curtir

Não me senti à vontade nas fotos do dia do casamento

Isso é normal porque você não está acostumada. Leva um tempinho até nos sentirmos à vontade na frente de uma câmera.

A sugestão é marcar um ensaio pré-casamento. Além de ser uma ótima oportunidade de vocês conhecerem melhor o fotógrafo de vocês, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, vocês ainda vão quebrar um pouco dessa “trava”. Será ótimo para vocês avaliarem se é o estilo de fotografia que vocês curtem.

Depois das 2 da manhã não vi mais os fotógrafos

Muitas vezes a jornada de trabalho ultrapassa 12 horas de trabalho. O cansaço inibi o processo criativo. Exigir que o seu fotógrafo acompanhe momentos menos impactantes pode custar caro durante o decorrer do evento. A arte exige inspiração. E o cansaço não combina com inspiração.

Existem algumas saídas. Converse com o seu fotógrafo. Ele pode dividir a equipe de forma que a jornada de cada profissional não ultrapasse 10 horas de trabalho, incluir períodos de descanso e alimentação.

O fotógrafo que me atendeu não foi o mesmo que foi ao meu casamento.

Isso é um risco que você corre se não estabelecer quais são as pessoas que vão realizar as fotos do seu casamento em contrato. Especialmente em grandes empresas que contam com diversos profissionais.

Nesses casos, converse sobre o assunto desde a primeira reunião e deixe essas questões claras e estabelecidas em contrato para não ter surpresa na hora.

Tem mais de 3 meses que eu casei e ainda não vi as fotos

Isso acontece porque o processo de tratamento das imagens é demorado mesmo. Entenda que o fotógrafo tem que realizar todas as outras atividades inerentes ao seu negócio além de tratar as imagens, porém, existe um limite para a sua espera. Resta os pares estabelecer qual é esse limite.

A sugestão é definir os limites toleráveis em contrato. O habitual é entre 60 e 90 dias corridos.

O fotógrafo me deixou tensa durante o Making of

Não é incomum as pessoas associarem um momento de tensão às pessoas que estão mais próximas. Os momentos de tensão comumente são causados por atrasos... sejam causados por fornecedores ou convidados.

A sugestão é que você estabeleça horários com os fornecedores (pode contar uma mentirinha e combinar tudo uma hora antes do real, mas não diz que a ideia foi minha). Planeje tudo, mas delegue as funções às pessoas de sua confiança. Nesse momento, uma cerimonialista ou assessora podem te ajudar bastante.

Terceirize as preocupações e curta o momento!

Espero que tenha ajudado.

E ai? Vamos tomar um café e trocar uma ideia sobre casamento?

Então clique aqui

Gostou do conteúdo? Então se increva na minha lista VIP e fique por dentro do mundo dos casamentos

Inscreva-se na minha lista

* indicates requiredSeu melhor e-mail *Seu nome completo *

Esse texto foi inspirado no material produzido pelo fotógrafo Eduardo Vanassi.

Material original disponível em: http://materiais.fotologia.net/extra77

11 Jan 2019

Você sabe quais são as maiores frustrações de noivas com fotógrafos?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento curtir festa fotógrafo fotógrafo arrogante fotógrafo chato fotógrafo de casamento frustrações maiores frustrações noivas

Quem viu também curtiu

06 de Jan de 2018

Casamento na Praia - Ilha Grande

03 de Nov de 2022

5 ideias de Save the Date, reserve essa data, salve essa data... O que é isso? Tem que fazer? Para que?

28 de Ago de 2017

Casamentos informais

Logo do Whatsapp