03/11/2022 às 12:30 Ideias para Casamento

5 ideias de Save the Date, reserve essa data, salve essa data... O que é isso? Tem que fazer? Para que?

2756
5min de leitura

Save the Date, reserve essa data, salve essa data... 

O que é isso? Tem que fazer? Para que? Como faz?

Calma! Vamos por partes!

O que é?

A ideia do Save the Date é ser um pré convite que você manda com aproximadamente 6 meses de antecedência. “-mas Marcos, só faltam três meses para o meu casamento...” Se você ainda não tem o convite pronto e acha que ainda vai demorar, beleza! Faz um pela internet, ou no Paint, sei lá... e manda pelo Whatsapp agora. “- mas Marcos, só falta um mês para o meu casamento” .... momento de silêncio!

Esse pré convite não costuma ser formal. Muito pelo contrário. É para ser mais leve e muitas vezes, bem-humorado. De qualquer forma é legal seguir a linha central do casamento, já usando as cores, fontes e demais coisas que irão compor o estilo e a identidade visual, mas isso não é regra. Você pode fazer algo que tenha a ver com o estilo de vida de vocês ou seus Hobbies. O céu é o limite!

Por exemplo, esse casal de militares. Fizemos um ensaio muito divertido no Museu da Aeronáutica no Rio de Janeiro e usamos as fotos para fazê-lo, como você pode ver abaixo:

Formatos:

Os formatos do save the date são os mais variados possíveis e está completamente aberto à criatividade dos noivos. Tem de tudo! Vou enumerar alguns exemplos para inspirar, mas você pode criar o seu.

1 - Entrega Pessoalmente

Cupcakes com a data do casamento. Esse dá um trabalho louco porque você terá que levar pessoalmente. Imagine que enviar pelos correios não deve ser uma boa ideia. Mas se isso não é um problema e você quiser me convidar, te dou o meu endereço! Rs! Agora sério, levar pessoalmente é muito legal! Especialmente quando as pessoas ainda não sabem que vocês estão noivos. Registrar esses momentos, seja filmando ou fotografando, é muito legal. Vale a pena!

Sugeri o Cupcake, mas pode ser outro item que traga a identidade de vocês, como um pequeno vaso com cactos, por exemplo.

2 - Entrega via correios

Pré convite "convencional": o formato é bem similar ao de um convite. Impresso em papel com envelope. Algumas empresas on-line disponibilizam esse serviço com preço razoável, como a Printi, por exemplo. (olha eu fazendo propaganda sem ganhar nada...)

Marcador de livro: Se você não abre mão de enviar alguma coisa física, mas a grana está apertada, essa é uma opção bem de baixo custo.

Imã de geladeira: Da mesma forma que o marcador de livros, também é uma opção de baixo custo e te dá uma certa liberdade para criar a arte.

Esses são exemplos que você pode enviar pelos Correios, mas nada impede que você utilize essas ideias e entregue pessoalmente também.

3 - Entrega On-line

Digital: Esta é a opção mais barata! Ou melhor... grátis! Uhuuu! Você pode enviar por e-mail, mas essa opção pode ser um pouco mais fria. Eu acho, em 2022, que a opção do Whatsapp um pouco melhor. Já que é para entregar algo digital, que seja algo mais “próximo”. E-mail é muito formal, não acha? Eu acho! Se você discorda, ok! Então vamos de e-mail... sem brigas! Rs!

Eu tenho que fazer?

A resposta é não! Você não precisa fazer. Ai vem a próxima pergunta...

Por que fazer?

Agora sim, a derradeira pergunta!!! Pra que perder tempo com Save the Date se você já está enlouquecendo com tantas coisas do casamento? Por que não mandar logo o convite?

Bom, como eu disse, você não precisa mandar o save the date. Ele serve para comunicar os seus convidados da data enquanto você ainda está fazendo o convite. Por isso ele é um pré convite... sacou? Anh? Anh?

A função real dele é já deixar os seus convidados cientes da data e do local para que eles possam se organizar, não marcar outros compromissos naquela data e, para os que moram mais distantes já irem vendo passagens aéreas e estadias, se for o caso. Deixar para ver essas coisas em cima da hora pode se transformar em um transtorno para eles. Além disso, dependendo, pode até inviabilizar que eles possam estar presentes ao seu evento. Por isso a importância de entrega-lo com aproximadamente 6 meses de antecedência. Em caso de pessoas vindo do exterior, é legal você enviar até um pouco antes. Por volta de 8 meses já é razoável.

Como fazer?

Existem muitas opções não só de formato, mas também de conteúdo. Por exemplo, você pode fazer um vídeo curto com uma breve história de vocês, ou pode usar algum modelo mais clean que você baixa pelo google mesmo e só faz as alterações de data e local, buscar inspirações na internet (o pinterest é recheado de coisa legal!) e confeccionar o seu próprio. 

Atualmente você pode fazê-lo com cara bem profissional de forma fácil e rápido usando o aplicativo Canva. E é GRÁTIS!

Eu fiz o meu em 2014 quando estava começando na fotografia! Confesso que hoje tenho vergonha (nossa, eu faria tudo diferente, menos a pose, porque ela reflete a nossa personalidade brincalhona, rs), mas ok, vou compartilhar e acreditar que a vergonha pode ser um sinal de progresso :) Na época eu mandei essa foto abaixo por e-mail.

Mas Marcos, você está doido? jogando contra o próprio time? Se eu posso fazer sozinho, por que eu contrataria um fotógrafo? 

Calma! Um fotógrafo pode fazer uma imagem que seja a cara de vocês, que transmita a essência do casamento de vocês. Além disso, é legal também para vocês “testarem” o fotógrafo para o casamento. Ver se rola aquela química entre vocês. Aproveite para observar a forma como ele trabalha, como é o atendimento, cumprimento dos prazos... enfim, use essa oportunidade para avalia-lo, mas sem deixar de curtir o momento, pelo amor de deus! Rs! Deixa para fazer a análise em casa. Rs.

Conhece alguém que tem essas dúvidas também, então compartilhe!

Espero que essas dicas tenham sido úteis. Se você tem algo a acrescentar, alguma crítica a fazer, por favor, deixe seu comentário aqui.

Vamos tomar um café e conversar mais sobre casamento?

Clique aqui

Se você curtiu esse conteúdo, se inscreva na minha lista de e-mail e receba outros materiais como esse. Ah, e não se preocupe. Não irei lotar a sua caixa de e-mail e nem enviar SPAM.

Inscreva-se na minha lista

* indicates requiredSeu melhor e-mail *Seu nome completo *

03 Nov 2022

5 ideias de Save the Date, reserve essa data, salve essa data... O que é isso? Tem que fazer? Para que?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bem-humorado convite cores fontes formal ideia identidade visual o que é o que é reserve essa data o que é save the date para que? pra que? pré pré convite reserve esta data salve esta data save the date tem que fazer

Quem viu também curtiu

06 de Jan de 2018

Casamento na Praia - Ilha Grande

28 de Ago de 2017

Casamentos informais

03 de Jul de 2019

Casamento Rústico

Logo do Whatsapp