03/07/2019 às 18:36 Ideias para Casamento

Casamento Rústico

870
4min de leitura

Para entender melhor a proposta, primeiro precisamos entender qual é a definição de "rústico".

Esse adjetivo dá a qualidade de simplicidade, grosseiro, que é naturalmente daquela forma e não requer cuidados. Pode significar também coisas relativas ao campo, à zona rural ou próprio à vida no campo.

Mas só serve para quem vai se casar no campo? A resposta é: Não! Vamos ver com calma.

A ideia principal desse estilo de casamento é a simplicidade e a pegada mais natureba. Ah, e pode ser uma ótima pedida para economizar uma grana!

Acho que esse tipo de casamento nunca sairá da moda! Não se engane, não é porque é mais econômico que podemos dizer que é menos “chique”, muito pelo contrário! A simplicidade é o último nível da sofisticação!

Outro motivo pelo qual esse estilo é frequentemente usado é porque ele traz um ar mais intimista e acolhedor

Decoração

A primeira dica aqui é: pense na decoração de acordo com o horário! Parece óbvio, mas as vezes algumas coisas passam desapercebido. Alguns elementos que funcionam bem durante o dia, pode não ter o mesmo efeito durante a noite e vice-versa.

A segunda dica é em relação aos detalhes. Eles fazem toda a diferença. Você não precisa de enfeites mega imponentes ou algo muito requintado para criar um ambiente bacana. Ao invés disso, pense em vasinhos de plantas, caixinhas de madeira para docinhos e lembrancinhas, cestas de vime... enfim, coisas simples, mas com visual bacana.

O que eu posso usar então?

Madeira e Juta

Alguns materiais são muito usados nesse estilo. Acho que quando alguém fala a palavra rústico, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a madeira! O tecido de juta aparece logo depois! Rs!

Só com esses dois elementos você já tem muitas opções pra trabalhar. Desde pedaços de troncos, paletes, bancos, armações, móveis... enfim, são muitas opções! O tecido de juta pode ser usado desde toalha de mesa até acabamento para os mais diversos tipos de arranjos. Ele combina com uma infinidade de materiais e traz uma textura mais rústica em contraponto aos materiais mais lisos (como cadeiras de ferro, por exemplo).

Flores

As flores naturais dão um toque mais fino, além de trazer um pouco de frescor e delicadeza. Isso faz um contraponto muito interessante ao aspecto mais grosseiro da madeira. Aqui você pode optar por arranjos mais regionais.

Potes

Outros materiais comumente usados são os potes e garrafas de vidro. Você pode aproveitá-los para colocar as flores ou velas, por exemplo.

Retrô

Uma outra pegada comumente utilizada é o toque retrô. Objetos que remetam à vida no campo ou coisas mais antigas dão um toque muito legal. Aqui você pode aproveitar para personalizar a sua decoração incluindo algumas relíquias da família, como vitrolas, máquina de costura, máquina de escrever... Pense que legal seria se os seus convidados deixassem recados pra vocês utilizando aquela antiga máquina de escrever que seu pai ou seu avô usaram? Legal, né?

Falando em personalização... nada combina mais com casamento rústico que a moda D.I.Y., ou “faça você mesmo”, para nós tupiniquins. Não tem nada mais legal que vocês mesmo meterem a mão na massa para produzir algumas coisas para o casamento. As possibilidades são inúmeras! Até mesmo para quem não tem grandes habilidades manuais! Rs. 

Não é a proposta desse post, mas vou deixar algumas ideias como exemplo. 

Você pode produzir potes ou garrafinhas decoradas com tecidos rendados ou mesmo juta para fazer um arranjo para a mesa dos convidados, pode fazer um cartão de boas-vindas para deixar na mesa dos convidados digitados na máquina de escrever. Ou se você for mais habilidosa, pode produzir placas com dizeres com pinturas e/ou dizeres pintados à mão. Pode fazer o acabamento com tecidos rendados. Enfim, são muitas possibilidades também!

A iluminação costuma ser mais amarelada. Essa cor de luz, além de ser mais aconchegante, também traz um clima mais retrô.

Outra coisa legal do casamento rústico é que ele combina com vários tipos de lugares diferentes. Pessoalmente, eu acho que combina muito com os ambientes praia e campo (sítios, fazendas, haras, florestas...). Mas se você é mais urbana, um salão com acabamento mais rústico (como paredes de tijolinhos, por exemplo) pode ser uma ótima pedida também.

Uma dica em relação ao local, é que você tente aproveitar ao máximo o que o ambiente te entregar. Por exemplo, as árvores podem ser enfeitadas com luzinhas para criar ambientes mais românticos, servir de varal para colocar algumas fotografias... Alguns lugares também já possuem mesas e bancos de madeira, pergolado... O importante é aproveitar as oportunidades e criar em cima delas.

E ai, Curtiu? Então compartilha com suas amigas(os) que ainda estão em dúvida sobre o estilo do casamento! Você pode ajudá-los!

Vamos tomar um café e conversar mais sobre casamento?

Clique aqui

Se você curtiu esse conteúdo, se inscreva na minha lista de e-mail e receba outros materiais como esse. Ah, e não se preocupe. Não irei lotar a sua caixa de e-mail e nem enviar SPAM.

Inscreva-se na minha lista

* indicates requiredSeu melhor e-mail *Seu nome completo *

03 Jul 2019

Casamento Rústico

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alternativa barato beleza campo Casamento charmoso D.I.Y. decoração definição dicas dinheiro economizar em conta faça você mesmo flores inspiração juta lindo madeira mais natureba pegada potes retrô rústico simplicidade

Quem viu também curtiu

06 de Jan de 2018

Casamento na Praia - Ilha Grande

03 de Nov de 2022

5 ideias de Save the Date, reserve essa data, salve essa data... O que é isso? Tem que fazer? Para que?

28 de Ago de 2017

Casamentos informais

Logo do Whatsapp