Imagem capa - Já ouviu falar em CASAMENTO DESPLUGADO? por Marcos Bilate
Ideias para Casamento

Já ouviu falar em CASAMENTO DESPLUGADO?

Já ouviu falar em Casamento desplugado? O que é isso?

Uma nova onda tem começado no Brasil. Iniciou com celebridades para impedir a divulgação de imagens na imprensa, mas vem sendo disseminada. A proibição de celulares durante a cerimônia tem se tornado cada vez mais comum. O objetivo, nesse caso, não é a de evitar a divulgação das imagens na imprensa, claro, mas sim evitar que o ato atrapalhe o trabalho do fotógrafo de casamento. Isso tem lá seus prós e contras e a decisão vai depender de cada um.

Sem muitas delongas, vamos aos argumentos.

De fato alguns convidados podem atrapalhar o profissional sim. E não é só aparecendo em locais inapropriados nas imagens segurando câmeras e celulares, disparando os seus flashs... (eu até gosto em vários momentos, mas durante a cerimônia pode ser um problema). Por vezes eles acabam impedindo mesmo que uma fotografia seja executada! Seja passando na frente ou prostrado ao lado impedindo o ângulo que o profissional precisa. Durante um casamento, um milésimo de segundo pode ser a diferença entre uma foto qualquer e uma foto perfeita. Esses momentos não se repetem. Não há como repetir uma emoção! Por isso, um convidado mal posicionado pode arruinar a fotografia de um momento!














Por outro lado, pode ser divertido poder ver um mesmo momento sendo retratado pelos mais variados ângulos e visões. Além disso, muitas pessoas gostam de guardar as suas próprias recordações de uma ocasião especial e podem até captar momentos que porventura o fotógrafo tenha deixado escapar (ninguém é 100% infalível!).

O impacto na decisão de impedir que os convidados usem suas câmeras pode não ser bem aceita. Isso vai depender muito de quem são os seus convidados. Os mais íntimos têm uma predisposição maior para entenderem a sua decisão, mas aqueles que não possuem tanta intimidade podem interpretar como um ato de arrogância. Então cabe a cada um refletir sobre os prós e contras e tomar a sua decisão. Caso você opte peso casamento desplugado, invista em uma forma agradável de comunicar a sua decisão aos convidados, evitando passar uma imagem autoritária.

Uma saída nesses casos pode ser colocar uma espécie de bilhete junto ao convite explicando a situação. Por exemplo você pode dizer algo como:

"Para o nosso evento contratamos uma equipe de fotógrafos muito bons para que todos possam curtir ao máximo a cerimônia. Por isso, nesse momento, gostaríamos de pedir que venham se emocionar conosco e deixem as fotos apenas com os profissionais. Eles se comprometeram a compartilhar todas as fotos da cerimônia desde que vocês também compartilhem as fotos da festa que vocês fizerem... combinado?"

Seja qual for a sua decisão, também é legal conversar sobre o assunto com o profissional que cobrirá o seu evento e saber como ele lida com essa questão. Eu, Marcos Bilate, tento brincar e incluir esses momentos em algumas imagens (evito na maioria, mas não resisto em registrar essas figuras! Me divirto muito depois!). Penso sempre na fotografia daqui a 10 ou mais anos. Aquela mesma foto que aparece sua tia e você reclama que ela estragou a sua foto porque ela apareceu ao fundo com um celular na mão, pode ser muito divertida no futuro porque retrata exatamente a personalidade, um hábito ou uma fase dela... Também pode render boas risadas com comentários do tipo: “Nooossa... Lembra do IPhone X?” E esse é o sentido que tento imprimir ao meu trabalho na fotografia! Não basta ser bonita! Tem que documentar e emocionar no futuro! Tudo isso faz parte de uma fase... Quem nunca riu dos anos 80?!




























Texto inspirado e adaptado de ISPWP

https://www.ispwp.com/Blogs/articleDetail/NzY=/fot%C3%B3grafo-d%C3%A1-10-dicas-sobre-fotografia-de-casamento-para-noivas